domingo, 26 de julho de 2009

12 DE MAIO DE 2009 - 11h45 PCdoB-RJ debate democratização dos meios de comunicação dia 23



O PCdoB do Rio de Janeiro realizará, dia 23, seu Encontro Estadual de Comunicação. No debate, os desafios da luta pela democratização dos meios de comunicação, tema que ganhou ainda mais importância com a convocação pela Presidência da República da Conferência Nacional de Comunicação.


O encontro dos comunistas começa às 9h com três debatedores já confirmados: Altamiro Borges (jornalista e secretário nacional de Comunicação do PCdoB), Marcos Dantas (professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-RJ) e Cláudia Santiago (jornalista e membro do Conselho do Núcleo Piratininga de Comunicação). Gilson Caroni (professor de sociologia das Faculdades Integradas Hélio Alonso, colunista da Agência Carta Maior e colaborador do Observatório da Imprensa) também foi convidado.

Na parte da tarde, serão abordados temas que dizem respeito à comunicação partidária, como os instrumentos nacionais Vermelho, Classe Operária e Partido Vivo; instrumentos estaduais – Alerta Rio – e os desafios políticos, como a participação nas conferências municipais de comunicação.

Luta estratégica

O Comitê Central, em resolução aprovada no final de 2007, define como de valor “estratégico” o trabalho em torno do tema comunicação. Isso se refere tanto à luta contra a ditadura midiática – hoje um dos principais entraves ao avanço democrático – quanto ao fortalecimento da comunicação partidária.

Segundo o secretário estadual de Comunicação do PCdoB-RJ, Wevergton Brito Lima, a mídia hegemônica, controlada por poucas famílias e intimamente ligada ao capital financeiro, é antidemocrática, foi forjada na ditadura e é séria adversária das forças progressistas. ''Ela é avessa a qualquer tipo de regulação que permita maior participação popular e uma produção de conteúdos mais democrática e pluralista. A recente publicação do Edital do Governo Federal convocando a Conferência Nacional de Comunicação dará um novo e importante realce a esta batalha''.

Para este encontro estão convocados, além das direções municipais do PCdoB, os comunistas que atuam em diversas frentes, como mulheres, jovens, sindicais e outras. Cada municipal, além de garantir a participação de sua executiva, pode também sugerir nomes ao Comitê Estadual de militantes que estejam desempenhando papel de comunicador.

Na parte da manhã, devido ao caráter amplo do tema, serão admitidas pessoas não filiadas que estejam interessadas em assistir ao debate, desde que entrem em contato com a Secretaria de Comunicação antecipadamente.

O encontro acontecerá no auditório do Sindicato dos Bancários (Avenida Presidente Vargas, 502, 21º andar, Centro), das 9h às 19h. Mais informações e confirmação de inscrições pelo endereço eletrônico: comunicacao@pcdobrj.org.brou pelo telefone (21) 3970-5185, ramais 220 e 221.

Da redação local

Nenhum comentário:

Postar um comentário