quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Mais uma reunião da U.B.M. no Jacarezinho


No sábado dia 08/08/2009 houve mais uma reunião da U.B.M. (União Brasileira de Mulheres) na ONG Saúde e Cidadania situada no Jacarezinho. Estiveram presentes membros da U.B.M. Núcleo Jacarezinho Márcia, Carmen e Vilma; mais quatro moradoras da localidade, além dos membros da U.B.M. Núcleo Méier Angela Sá e Flávia Moraes.
Os temas escolhidos na reunião passada Violência Domésticfa e DST/AIDS foram tratados nesta reunião. Para abordar os mesmos, foi usada a técnica "grupo", criada por Pichon-Riviere e leitura de textos. Nesta técnica tod@s os integrantes participam com a sua fala, com a sua opinião e com o seu silêncio defendendo seus pontos de vista, o que difere do método tradicional de transmissão de conhecimento centrado em uma pessoa.
Assim, partiu-se do pressuposto de que tod@s são possuidores de um saber acerca dos assuntos tratados, portanto tod@s foram incluíd@as na discursão e o aprendizado foi conjunto.
Foram distribuídos cartilhas sobre prevenção da violência doméstica, incluíndo a Lei Maria da Penha; além de outros panfletos informativos sobre DST/AIDS, tuberculose, influenza A e etc.
As participantes também receberam preservativos.
Houve também a exposição de um painel sobre DST/AIDS e o uso de preservativos montado pelo Lúcio, coordenador da ONG Saúde e Cidadania.
Infelizmente, não houve um aprofundamento sobre as DST/AIDS, pois os profissionais de saúde convidados não poderam comparecer a reunião.
Ainda houve a eleição de delegados para a 12ª Conferência Municipal do Partido Comunista do Brasil. Foram escolhidas Márcia como delegada e Carmen como suplente.
A próxima reunião foi marcada para o dia 05/09/2009 às 15h. O local e o tema a ser discutido ainda serão escolhidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário