quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Carlos Nélson Coutinho


Na mesma mesa de Meszáros, Nelson Coutinho abre a sua fala lembrando os limites da socialdemocracia da 2° Internacional e reiterando Marx;

“A condição Para ampliar a construção do socialismo em direção ao comunismo é a redução da jornada de trabalho”

Com Isso, trata, que diante dos avanços tecnológicos já não há mais duvida, o capital se contorce expulsando trabalhadores da produção e outros setores porque essa crise é a Crise de Superprodução, nas quais Marx alertava em seguida vai tecer comentários sobre a Revolução Russa nas quais elenca:

Sim, Trotski fez a correta defesa de princípios na esteira da internacionalização da revolução, mas diante do momento político que foi o pósguerra não havia outra resposta que não, a dada por Stálin de tentar manter sólido o Bloco Soviético do socialismo em um só país devido ao cerco Imperialista, e quem responde a isso é Gramisc, com a Questão Nacional.

O Socialismo não é um ideal ético e sim um modelo de produção, e que, portanto, seria preciso repensar a questão como o modelo estabelecido por Marx como ditadura do Proletariado, pois esta foi a resposta Marxista à ditadura burguesa, mas que o próprio Engels já colocava de forma diferente diante do voto universal. Naquela ditadura, portanto o debate em questão não seria mais sobre o que é ditadura mas sim qual modelo de democracia.

Uma democracia fundamentada na posse por meio do estado dos principais meios de produção e que todo restante são tarefas em aberto para um período de transição no ambiente nacional.

Aqui ele coloca dois dissensos Venezuelanos postos por Chaves em discurso Público; “Foi tomado o poder Político agora; é preciso garantir o avanço dentro da Sociedade Civil”, como também rememorando Gramisc.

Diferente disso no brasil o pt chegou ao governo mas, para manter precisa firmar alianças e fala do sujeito revolucionário do qual é preciso encontrar o mote e que esta questão subjetiva é uma das amarras para as condições objetivas de transformação no Brasil.

Cristina Adelbi locatelli

Secretária de Organização da Base de Maria da Graça

Nenhum comentário:

Postar um comentário