sábado, 13 de fevereiro de 2010

Grupo de estudos na base do Jacaré

Na reunião da direção da base do Jacaré, no dia 19/02/2010, decidiu-se que se fizesse um grupo de estudos somente com os secretários da base, toda terça-feira, iniciando com o texto: “O Manifesto Comunista” de Karl Marx e Friedrich Engels. O início dos estudos do texto se deu no dia 26/01/2010, às 18h, na Travessa Leão XIII, 20, Jacaré – Rio de Janeiro, na residência da Secretária Política da base, Márcia Regina e do Sindicalista Rodoviário, Hélcio (Mano).

Este grupo está sendo um laboratório para uma série de cursos de formação da base, que serão ministrados a todos os outros militantes e filiados da base Jacaré. A metodologia usada está sendo a paulofreireana, que rompe com a educação bancária, em que o estudante somente recebe conceitos do docente sem poder questiona-los. Com isso, todos participam com o seu saber acumulado durante a sua trajetória de vida, "quem ensina aprende, e quem aprende ensina", segundo Paulo Freire em seu livro "A pedagogia da autonomia". Procura-se partir do cotidiano relacionando-o com as categorias de análise marxianos, fomentando, assim, a reflexão. Enfim, é o concreto (o cotidiano, a oralidade e a história de vida) mediando o conceito (teoria formulada pelos pensadores sociais).

"O Manifesto Comunista" foi dividido em quatro partes, para facilitar o estudo: Prefácio de 1872; Burgueses e Proletários; Proletários e comunistas; e Literatura socialista e comunista. Já foram abordados assuntos como: os estágios de desenvolvimento das sociedades, o desenvolvimento da sociedade capitalista e o conceito de mercado e mercadoria.

Carmen Camerino
Secretária de formação da base Jacaré

Nenhum comentário:

Postar um comentário