domingo, 1 de novembro de 2009

Participação do Distrital Méier no 1º CONFECOM/RJ


A Conferêcia estadual de comunicação do Rio de Janeiro tem tido grande participação de nosso campo político. Apesar de algumas divergências pontuais, o saldo político total tem sido positivo e a participação do Distrital Méier, do PC do B tem sido expressiva . A bancado de comunistas, que representam as mais variadas entidades, tem sido em torno de 80 militantes de todo estado, demonstrando mais uma vez, a capacidade de aglutinação de nosso partido.

A Conferência se distribuiu em três eixos temáticos; Cidadania e Direitos, Produção de Conteúdo e Distribuição, sendo que nossa participação conseguiu apontar os principais pontos para uma política nacional de comunicação, vitais a criação de um canal de TV Pública, a separação entre produção e distribuição, fim dos oligopólios de mídia, que no Brasil consegue reunir em um único conglomerado empresarial Jornais Impressos, Rádios; emissoras de Televisão, aberta e fechada, e produção cinematográfica, além de haver nos estados representações de seu Baronato Tupiniquim midiático.

É preciso ter em conta que só iremos transformar as propostas apresentadas em programa nacional, de Comunicação após a realização da COMFECOM Nacional, que se realizará em ,Novembro, em Brasília, e que durante, esse primeiro momento, nós não concluiremos o projeto de democratização de mídia. Também não nos encontramos em meio a uma processo de vias de fato de condução a uma sociedade mais democrática, mas engatinhando diante de um imenso poder econômico que se utiliza da arma mais poderosa da humanidade: a comunicação de massa.

Precisamos mesmo romper com esses grilhões, mas essa é uma luta de longo curso e essa é a primeira das batalhas. Já somos vitoriosos, junto com o governo Lula que participa um feito histórico na realização dessa conferência.

Comissão Editorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário